UNIDADE:
imagem
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • imagem
imagem

Spinning: A modalidade do momento!

imagem12 Julho 2023

A modalidade queridinha do momento pelos amantes de bicicleta e que vem tomando o gosto de muitas pessoas é chamada de: Spinning. Uma modalidade que se resume em uma prática ‘estática’ do ciclismo convencional, realizado com uma bicicleta dentro de sala, essa atividade traz inúmeros benefícios, desde o aumento da resistência até o fortalecimento muscular.

 

Procurado por atletas que buscam preparo físico e aprimoramento do ciclismo de modo geral e também por alunos que desejam uma atividade prática e diferenciada na academia, o Spinning é uma aula em bicicleta ergonômica onde é feita uma sequência de exercícios, normalmente coreografados em ritmos de músicas. Trata-se de uma prática extremamente motivadora e que busca, através da coletividade, o ânimo para pedalar por cerca de 45 minutos, queimando muitas calorias. A atividade simula trajetos que envolvem descidas e subidas, como se o aluno estivesse realmente pedalando pelas ruas, em sincronia com o ritmo e batida da música ao fundo, tendo como auxílio as orientações de um instrutor. O cronograma de aulas é dividido em quatro tipos de treino, sendo eles:

 

Endurance - Direcionado para a baixa intensidade, que consiste em ficar sentado a maior parte do tempo mantendo o mesmo ritmo, com impacto e frequência cardíaca constante.

Força - Prática que acostuma o praticante com variações (contínuo, crescente, decrescente), então ajuda na resistência e força muscular.

Intervalado - Modalidade do Spinning que alterna picos de baixa e alta intensidade com a duração controlada pelo relógio. A frequência cardíaca varia, seguindo os picos do treino. É um estilo que queima muitas calorias, além de tonificar os músculos e potencializar o sistema cardiorrespiratório.

Fartlek - Mistura dessa e das outras modalidades. Seguindo a tradução da palavra, o objetivo do Fartlek é fazer um jogo de velocidade, então serve para alternar a intensidade ao longo de uma aula de Spinning.

 

Um dos principais benefícios do Spinning é o gasto calórico, que é altíssimo, é possível queimar de 400 a 800 calorias, mas varia de praticante para praticante, cada pessoa tem um tipo de organismo. Depende também da intensidade da aula. Outros benefícios são: tonificação de músculos, melhora na respiração, definição corporal, alívio do estresse e motivação em grupo. Mas para iniciar essa prática devem ser tomados alguns cuidados, como:

 

-Ajustar a bike de acordo com seu corpo para que você consiga ficar em uma posição confortável e realizar o pedal da forma correta.

-Conhecer o equipamento e as formas de ajuste e freio, antes da aula.

-Estar bem alimentado e fazer hidratação durante toda aula.

-A aula é convidativa para todos os públicos e níveis. Converse com o professor antes da aula para um melhor aproveitamento da aula.

 

Todas essas dicas vão lhe ajudar a evitar lesões ou desconfortos. O início da prática pode ser meio desafiador, mas nada que a persistência não garanta uma alta performance em pouco tempo.

 

Ficou com vontade de começar a fazer Spinning, já sabia de todas essas informações? Aqui na Studio Corpo Livre possuímos essa modalidade em diversos dias e horários durante a semana, venha fazer uma aula experimental conosco, esperamos você!!!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: centro@studiocorpolivre.com.br