UNIDADE:
imagem
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • imagem
imagem

Dicas e Exercícios para corrigir e melhorar sua Postura!

imagem15 Fevereiro 2024

Quem nunca se pegou em momentos onde a postura está totalmente errada, com as costas “tortas”, por exemplo, e logo depois começou a sentir um desconforto e dores no corpo? Muitas vezes em nossa rotina agitada não reparamos na forma como nos sentamos, carregamos as compras, pegamos algum item que caiu no chão, e isso a longo prazo pode se tornar um grande problema de mobilidade.

 

Para se ter uma longevidade com mais saúde alguns pequenos hábitos podem ser tomados como:

 

Ter consciência postural: esteja consciente da sua postura ao longo do dia. Faça pausas regulares para verificar se está mantendo uma posição adequada ao sentar, ficar em pé ou caminhar. A simples consciência já pode ser um grande passo para melhorar sua postura.

 

Cuidar da postura ao sentar: ao sentar, mantenha os pés apoiados no chão, os joelhos nivelados com os quadris e as costas apoiadas no encosto da cadeira. Evite cruzar as pernas por longos períodos e procure manter os ombros relaxados.

 

Ter ergonomia no trabalho: se você passa muito tempo sentado em frente ao computador, certifique-se de que sua estação de trabalho esteja ergonomicamente correta. Ajuste a altura da cadeira e do monitor para que sua tela esteja ao nível dos olhos e seus braços estejam em um ângulo de 90 graus ao teclado.

 

Melhorar e corrigir a postura é fundamental para a saúde da coluna e prevenção de dores musculares. Uma rotina de exercícios específicos também pode ajudar significativamente nesse processo. Entre os melhores exercícios para esse fim estão os de fortalecimento muscular, como os abdominais, que ajudam a sustentar a coluna e melhoram a estabilidade do tronco. Além disso, os exercícios de alongamento são essenciais para liberar a tensão muscular e aumentar a flexibilidade, favorecendo uma postura mais ereta.

 

Outra categoria importante de exercícios são os de fortalecimento das costas, como remada e levantamento terra. Esses exercícios ajudam a fortalecer os músculos das costas, incluindo os trapézios, deltoides e músculos do meio das costas, sendo essenciais para manter a postura correta e prevenir dores.

 

Exercícios de mobilidade também são fundamentais para corrigir a postura. Movimentos que envolvem a rotação da coluna e dos ombros, como torções e rotações com a bola suíça, por exemplo, ajudam a manter a flexibilidade e amplitude de movimento das articulações, o que contribui para uma postura mais equilibrada e menos rígida.

 

Por fim, não podemos esquecer da importância de praticar exercícios de conscientização postural, como o Pilates e o Yoga. Essas práticas enfatizam o alinhamento corporal, o controle da respiração e o fortalecimento dos músculos profundos, proporcionando uma postura mais correta e equilibrada no dia a dia.

 

Integrar uma combinação desses exercícios em sua rotina de treino pode ser altamente benéfico para melhorar e corrigir a postura, promovendo saúde e bem-estar a longo prazo. Aqui na Studio Corpo Livre você pode encontrar uma gama completa de atividades que podem lhe auxiliar nesses cuidados com a postura, desde a Musculação até aulas de Yoga, Alongamento e Pilates. Esperamos você para uma aula experimental!

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Para falar sobre LGPD: centro@studiocorpolivre.com.br